Por Beto Hayasida
Ah, a vida dos ricos e poderos! Essas sequências que contrastam o estilo de vida de dois personagens de diferentes classes são sempre legais. Enquanto Trip Darling come salmão no café da manhã, Nick George come torradas.
Dirty Sexy Money começa de verdade, após um piloto introdutório, e a questão ponto-de-partida é: quem matou Dutch? Nick resolve trabalhar para os Darlings para tentar descobrir isso, apesar de negar ser esse o motivo da decisão para sua mulher, Lisa. Enquanto isso, na casa dos Darlings… A família começa a se preparar para a sessão de fotos que serão usadas na campanha ao Senado de Patrick. E num hotel 5 estrelas muito perto dali, Juliet Darling aproveita a “independência” do poder, dinheiro e influência do pai. E Brian tenta “devolver” seu filho bastardo à mãe.
A primeira tarefa de Nick parece fácil. Ha, só parece. Fazer aquela família manter a pose de normal é bem difícil. Depois as coisas se complicam. Brian deixa Brian Jr. no escritório de Nick, e o mecânico do avião retorna as ligações (o ator que faz o mecânico, não é o Liam de Lost?). E o caso parecia perto de um final. E de novo, só parecia. Na verdade, os misteriosos cheques que Brian deu ao mecânico, era para comprar o silêncio sobre Brian Jr. Além disso, o caso entre Dutch e Letitia começa a ficar evidente para os demais… Principalmente para Trip Darling. No hotel 5 estrelas, Jeremy descobre que quem está na cobertura do prédio onde Juliet está morando é Natalie, uma antiga amiga de Juliet, com o qual ela teve alguns desentendimentos. E quem disse que Jeremy resistiria a tentação? Wrong…
Trip e Patrick discutem sobre a candidatura do Patrick ao Senado. Fica óbvio que Trip sabe do caso extra-conjugal de Patrick. Letitia se junta a discussão, e fica também mais óbvio o seu caso extra-conjugal. Karen pede para Nick contar para o noivo que ele não poderá participar da sessão de fotos (qual o problema dessa família, em que todo mundo não faz nada? Ah, verdade, eles não precisam – money, money, money). De novo no hotel, Jeremy tem um momento pensando-que-nem-adulto: ele questiona Juliet que independência é essa, se na verdade quem paga pelo hotel e todo o resto, continua sendo seu pai.
Um dos pontos altos do episódio é a conversa que Nick tem com Letitia sobre o caso dela com Dutch. Letitia diz não saber se Trip sabe ou não do caso, mas o mais interessante é que quando questionada se Trip seria capaz de assassinato, ela responde que todos somos capazes de tudo. E depois adicona, que se Trip sabia do caso, ele teria escrito no seu diário.
Nick dando uma de agente secreto foi demais, principalmente quando a empregada entra e pega ele pegando o diário do Trip, e cobra uma “pequena” taxa para fingir que não viu nada (até as empregadas dessa família…). Mas Nick não acha nada muito claro no diário, a não ser um desenho e palavras riscadas no dia em que seu pai morreu. Mas Nick descobre que a mãe de Brian Jr. foi pro Brasil (quero dizer, veio para cá), e quando ele conta isso pro Brian, o reverendo age como sempre – jerky.
E o pico do episódio: a sessão de fotos. Irmã substituta, Letitia falando para o Patrick parar de agradar o pai, Brian mentindo para família sbre Brian Jr, Nick cofessando ter pego o diário para descobrir quem matou seu pai, e… Leões. Leões. Simplesmente combina com os Darlings, não? E numa ótima cena, Trip deixa no ar que não sabe o caso (ou se sabe, esconde muito bem). E finalmente, Brian leva Brian Jr. para casa.
E para fechar o episódio, a maleta do Dutch abrindo com o aniversário da Letitia, e mais algumas informações sobre a morte de Dutch.
“Money, money makes the world go round; Money, money’ll make you change your sound; If the price is right. If the price is right.”
Jesca Hoop – Money (música que toca no começo do episódio)
ótimo episódio
a cena da maleta abrindo com a data da Letitia foi perfeita
a atuação de Donald Sutherland foi primorosa