Enquanto o cinema teve um ano maravilhoso (Batman – O Cavaleiro das Trevas, Homem de Ferro, Wall-E, Rebobine Por Favor, Trovão Tropical, Apenas um Sonho e por aí vai), as séries tiveram um ano no mínimo… estranho. Talvez foram os efeitos da greve dos roteiristas, ou o fato de que no ano passado tivemos uma safra bem maior de séries novas. Ou a verdade é que as séries acabaram ficando só na promessa de serem boas.
A que talvez era a série mais aguardada da temporada, decepcionou todo mundo. O retorno a Beverly Hills agradou de inicio, mas logo todo mundo percebeu que 90210 não chegava aos pés de Barrados no Baile. Na verdade, não era apenas ruim, mas era pior do que qualquer série teen lançada nos últimos tempos. Com tramas batidas, personagens bobocas de doer e atuações… bem, melhor deixar pra lá. Claro, a série ainda tem seus admiradores (toda série, boa ou ruim tem, né…), mas foi uma opinião geral: eles tinham uma boa premissa e desperdiçaram completamente.
Outra que tinha tudo para se firmar como a melhor da temporada e deixou a desejar, foi Fringe. Cheia de hype desde antes de sua estréia, graças ao seu criador, J.J. Abrams (o homem que nos trouxe séries como Alias e Lost), a série tratava de acontecimentos sobrenaturais e conspirações (claro). O pre-air foi divulgado, todo mundo assistiu e… era ok. A produção era caprichada, mas a história não parecia interessante, não prendia o espectador em momento algum. Todo mundo esperava um piloto no nível do episódio inicial de Lost, mas foi bem inferior a isso. Com a má recepção do pre-air, o que se seguiu foi uma audiência bem abaixo das expectativas e uma trama que parecia não ter eira nem beira até os últimos episódios exibidos nos EUA. Alias, só nesses episódios mais recentes é que a série vem sendo realmente elogiada. Veremos se até o fim da temporada, ela surpreende.
Outras séries, como Privileged, provaram que não precisava esperar mais do que se via no promo. Ou seja: um negócio sem graça e superficial. As novas comédias, como Worst Week ou Kath & Kim, não tem nem de longe a genialidade de comédias que estrearam nos anos anteriores como Pushing Daisies (se é que você considera essa uma comédia) ou 30 Rock (criada em 2006). Já tivemos cancelamentos bem antes desse fim de ano, muitas séries nem tiveram tempo de mostrar seu potencial. Já que estamos falando disso, não podemos deixar passar o sentido e prematuro cancelamento de Pushing Daisies, uma das melhores, senão a melhor série da safra 2007/2008 e uma das mais prejudicadas pela greve dos roteiristas (teve apenas 9 episódios), perdeu praticamente todo o seu público nesta nova temporada e teve que se despedir, mesmo sem merecer.
Na TV aberta americana, poucas séries novas se destacaram e a maior delas até então tem sido The Mentalist, série policial (entendeu o motivo do sucesso?), que está com média de 15 milhões de espectadores, número sensacional para uma série estreante. Mas os grandes destaques mesmo, ficaram por conta das novas temporadas das séries veteranas.
Mas nem tudo foi ruim no mundo das séries em 2008. A melhor série nova deste ano, não estava num canal aberto, mas sim, naquele canal de TV a cabo que (quase) nunca erra. A grande aposta da HBO este ano, foi certeira e acabou sendo aclamada por todos os fãs de séries, como a grande série de 2008. No próximo post especial de retrospectiva, conheça True Blood, a série do ano!
Me orgulho de ter acreditado em True Blood, lembro que quando vazou o pré-air choveu blogueiros detonado o conteúdo bizarro do episódio, eu fui um dos poucos que vi pontencial na série, e a mente genial do Alan ball provou que eu estava certo. xD Mas realmente, esse ano foi fraco pra séries, 90210 eu ainda vejo, mas é chatinha, Fringe eu perdi a paciência e desisti. Mas de Worst Week, Kath & Kim eu gostei.
Até que gostei desse ano, mas em comparação à temporada passada, essa foi um pouco mais fraca mesmo, especialmente no que diz respeito as estréias – as melhores foram “True Blood”, “Fringe” e “Kath & Kim”. “90210” é a pior entre as novas séries…
Por que ninguém fala de Sons of Anarchy? A série é ótima, teve um final de temporada excepcional e possui um elenco afiado.
Olá, represento um blog de medição de audiência dos blogs que falam sobre tv, séries de tv, ou assuntos assim.
Ficaríamos muito felizes em telos como nosso participante.
Entre no nosso blog e confira como nosso trabalho é de qualidade e veja como muitos blogs já aderiram ao Blog Ibopes:
http://ibopeblogs.blogspot.com/
Muito obrigado pela atenção prestada.
Ah, esse “90210” é mt ruim mesmo! Agora que estou revendo “Barrados no Baile”, vejo quanta diferença há! As histórias além de serem mt fracas, os ‘dramas’ nem são lá essas coisas e pra piorar, e muito, os atores são terríveis! O único profissional de verdade alí era a que menos aparecia: Jessica Walters! E ainda acharam que esse lance de ‘garota-rica-aspirante-a-atriz’ drogada fosse ser grande coisa. Erraram a mão feio! Até tava vendo, porque dá pra distrair, mas agora que tô ocupada, já foi.
Pushing Daisies é um dos cancelamentos mais injustos dos últimos tempos. E o pior é ver que o criador da série não tava nem aí pra salvá-la, talvez em um canal pago, colocá-la na mid-season. Não achava que a série se daria bem no meio de tantas outras na fall season. Dirty Sexy Money é outra com grande elenco, história bacana e de qualidade, e tbém foi desperdiçada.
Pra mim, até agora a melhor temporada tem sido de Bones. Sempre foi boa a série, mas tem ficado melhor ainda. A melhor série estreiante, sem dúvida, The Mentalist. Uma história um pouco ‘diferente’ das demais, e o charme do protagonista ajudam.